A 4ª Semana do Cinema Português de Novosibirsk terá lugar de 8 a 12 de dezembro, no cinema e centro cultural Pobeda.
Trata-se de uma iniciativa que visa dar a conhecer a mais recente cinematografia portuguesa. No decurso deste festival, serão apresentadas 4 longas metragens: Herdade de Tiago Guedes, que através da saga de uma família retrata a vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a Revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje. O documentário Silêncio, Vozes de Lisboa de Judit Kalmár e Céline Costa Carlisle, que nos mergulha no universo de duas artistas de fado de diferentes gerações que lutam pela sobrevivência da sua arte e comunidade. Ordem moral, de Mário Barroso, conta a história verídica, mas ficcionada da herdeira e proprietária de um importante diário, que em 1918, decidiu fugir e viver a sua vida, provocando um escândalo social e moral. Raiva, de Sérgio Tréfaut, baseado numa das obras-chave da literatura neorrealista, centra-se no drama de uma família em ambiente rural, atingida pela pobreza e pela injustiça. Por sua vez as 5 curtas metragens Sonolenta (Неспящая), Grbavica (Грбавица), Agouro (Авгур), Circo do Amor (Цирк любви) e Sagrada Família (Святое семейство) transmitem o olhar eclético e contemplativo da cinematografia lusa. O co-autor do argumento da longa metragem Herdade, Rui Cardoso Martins, marcará presença no evento.
À margem do evento cinematográfico, na sala branca do mesmo centro cultural Pobeda, pelas 18 horas do dia 12 de dezembro, será inaugurada a exposição “Ruturas (na comunicação)”, de Augusto Brázio e Luísa Ferreira, cujas obras estarão expostas ao público até ao dia 22 de dezembro. No dia 9 de dezembro, às 20 horas, os sabores portugueses estarão em destaque, com um masterclass de gastronomia portuguesa, pela mão do Chefe Ricardo Lopes. A iniciativa realizar-se-á no Centro cultural Pobeda.
O conjunto de eventos deve-se à iniciativa da Embaixada de Portugal/Camões, IP, em colaboração com o cinema-centro cultural Pobeda da cidade siberiana.