A 6ª Semana do cinema português de São Petersburgo terá lugar de 15 a 19 de dezembro no cinema Velikan Park da capita cultural do país. Trata-se de uma iniciativa que visa dar a conhecer a mais recente cinematografia portuguesa.

No decurso deste festival, serão apresentadas 4 longas metragens:

Herdade de Tiago Guedes, que através da saga de uma família retrata a vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a Revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.

O documentário Silêncio, Vozes de Lisboa de Judit Kalmár e Céline Costa Carlisle, que nos mergulha no universo de duas artistas de fado de diferentes gerações que lutam pela sobrevivência da sua arte e comunidade.

Ordem moral, de Mário Barroso, conta a história verídica, mas ficcionada da herdeira e proprietária de um importante diário, que em 1918, decidiu fugir e viver a sua vida, provocando um escândalo social e moral.

Raiva, de Sérgio Tréfaut, baseado numa das obras-chave da literatura neorrealista, centra-se no drama de uma família em ambiente rural, atingida pela pobreza e pela injustiça.

Por sua vez as 5 curtas metragens Sonolenta (Неспящая), Grbavica (Грбавица), Agouro (Авгур), Circo do Amor (Цирк любви) e Sagrada Família (Святое семейство) transmitem o olhar eclético e contemplativo da cinematografia lusa.

A iniciativa deve-se à Embaixada de Portugal em Moscovo/ Camões, IP, em colaboração com o cineclube Cinemáfia.

  • Partilhe