Fronteiras da Rússia com a Ucrânia

As autoridades portuguesas e a Embaixada de Portugal em Moscovo estão a acompanhar os desenvolvimentos nas regiões fronteiriças da Rússia com a Ucrânia.

Face às movimentações militares em curso deverá ser evitada qualquer deslocação às regiões próximas da fronteira - designadamente nas regiões de Rostov, Belgorod, Voronezh - que apresentam elevados riscos.

Deverão ter igualmente em atenção os avisos emitidos pelas autoridades russas, que poderão também impor restrições adicionais.

 

Deslocações à Rússia

Desde 25 de fevereiro verificam-se disrupções nalguns voos de e com destino à Rússia.

Todos os viajantes devem proceder a uma avaliação prévia e ponderada sobre a necessidade de se deslocarem à Rússia nas circunstâncias atuais, desaconselhando-se qualquer deslocação ao território da Federação Russa que não seja por motivos imperiosos, conforme Conselhos aos Viajantes que constam do Portal das Comunidades.

Na eventualidade de se afigurar indispensável uma deslocação à Rússia, recomenda-se que a mesma seja sinalizada junto dos serviços da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo (sconsular.moscovo@mne.pt).

Aconselha-se igulamente todos os cidadãos nacionais que se encontrem em viagem no país e tenham voos de saída marcados para os próximos dias/semanas, a acompanhar a evolução da situação e manter contacto regular com as respetivas companhias aéreas.

 

Situação segurança na Rússia

A todos os cidadãos nacionais que se encontrarem na Rússia, aconselha-se seja observada vigilância redobrada em locais públicos, para além dos cuidados de segurança gerais, devendo ser evitados locais com grandes concentrações de pessoas.

Aconselha-se igulamente que procedam à inscrição junto da Secção Consular (sconsular.moscovo@mne.pt).

  • Partilhe