A Eleição para a Assembleia da República Portuguesa terá lugar no dia 30 de janeiro de 2022.

 

VOTO PRESENCIAL NO ESTRANGEIRO

Para os eleitores nacionais residentes no estrangeiro, o direito de voto é exercido ou por via postal ou no local onde o cidadão se encontra recenseado e que corresponde à morada constante no CC, que no estrangeiro, é o Posto consular da área de residência.

Se está inscrito no recenseamento eleitoral português na área de jurisidção consular Embaixada de Portugal em Moscovo, para poder votar presencialmente na Secção Consular da Embaixada, deverá ter optado por esta modalidade até à data da publicação em Diário da República da marcação do dia da eleição.

Para consultar o seu local de recenseamento, poderá fazê-lo através do seguinte linkhttps://www.recenseamento.mai.gov.pt/.

 

Voto presencial na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo

O voto presencial terá lugar na Secção Consular da Embaixada, nos dias 29 e 30 de janeiro. A mesa de voto estará aberta entre as 08.00 horas e às 19.00 horas locais. 


VOTO ANTECIPADO NO ESTRANGEIRO 

Está inscrito no renceseamento eleitoral português, em território nacional, e encontra-se deslocado no estrangeiro?

Pode votar antecipadamente junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, se se inseres numa das seguintes situaçãoes:

  1. Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  2. Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  3. Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensinosuperior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
  4. Doente em tratamento;
  5. Se vive ou acompanha os eleitores mencionadosnos quatro pontos anteriores.

 

Voto antecipado na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo

A votação antecipada decorre presencialmente entre os dias 18 e 20 de janeiro, devendo o eleitor apresentar-se na Secção Consular da Embaixada, durante o horário de funcionamento (09.30-13.00 horas e 15.00-17.30 horas).

Recorda-se aos cidadãos eleitores que se dirijam à Secção Consular que é obrigatório utilizarmáscara de proteção respiratória e respeitar as regras de distanciamento sanitário de 2m entre pessoas. Preferencialmente, os cidadãos devem utilizar a sua própria caneta.

Através da consulta do Folheto Informativo sobre Voto Antecipado do Eleitor deslocado no Estrangeiro poderá obter mais informações sobre o procedimento de voto, bem como sobre a documentação que deve apresentar para o efeito.


Para obter mais informação relativa ao voto presencial no estrangeiro, incluindo voto antecipado, poderá consultar no Portal das Comunidades um folheto informativo relativo às Eleições para a Assembleia da República de 30 de janeiro de 2022, intitulado o “ABC do Eleitor”. 

  • Partilhe