Sagrada_família.jpg

 

Portugal vence o 3º prémio do Festival de Kansk com a comédia de humor negro “Sagrada Família” de Margarida Lucas. O filme conta a história de uma família de 5 irmãos, uma mãe solteira e uma avozinha que vivem apertados num pequeno andar em Benfica.

A palma do podador de ouro que distingue o vencedor do certame foi atrbuída a “Forever” do realizador norte- americano Mitch Mc Glocklin. O 2º lugar coube a “Gym Patriot” do britânico Slobodan Karajlovitch. “Correction” de Lídia Pikker conquistou o prémio de melhor filme russo. A menção honrosa da edição especial dos 20 anos foi atribuída ao realizador russo Alexei Akimov pela obra “Kiryukha”, enquanto “ Recaptcha” do realizador norte- americano levou o prémio especial do parceiro do festival da melhor banda sonora.

O Festival Internacional de Cinema de Kansk, que se realizou de 28 a 30 de janeiro, nasceu há duas décadas nesta longínqua cidade da Sibéria (situada a 200 quilómetros de Krasnoyarsk), cuja designação em russo corresponde literalmente ao nome da cidade francesa anfitriã do famoso festival da Sétima Arte - Cannes.

O programa do evento incluiu debates, uma exposição de fotografias, um concerto de música e performance de arte contemporânea.

 

  • Partilhe